Está procurando por marcadores a laser?

Reunimos aqui os 3 principais elementos para serem avaliados no processo de decisão de compra

 

1. Aplicação

A marcação a laser é mais utilizada para aplicações com fins de rastreabilidade, serialização e branding.  Cada tipo de marcação demanda certas características como contraste, velocidade ou precisão.  No caso de rastreamento de peças automotivas, por exemplo, a marcação é uma necessidade absoluta, uma vez que é exigida por lei, normas ou acordos na cadeia de abastecimento, e assim, deve ser precisa, ágil, permanente e com o contraste desejado de acordo com a necessidade da aplicação para garantir acuracidade na linha de produção.

Um outro ponto da aplicação é a profundidade gerada pela potência. Os marcadores a laser possuem muitas opções de potências, como: 10w, 15w, 20w, 30w, 40w, 50w, e quanto maior a potência, mais ampla a faixa de aplicação e a profundidade da marcação, caso desejado, pois existem métodos de gravação que não criam o efeito de baixo relevo, somente diferença de contraste. O preço do marcador também variará de acordo com  a complexidade da aplicação e é diretamente proporcional a velocidade da marcação, contraste e potência.

 

Marcadores a laser2. Tecnologia de marcação a laser mais recomendada à superfície a ser marcada

Ao selecionar um sistema de marcação a laser, considere que para cada material, é imperativo que você escolha o marcador com a tecnologia de laser mais adequada.

Há diferentes tecnologias a laser: laser de fibra, laser de CO2 e laser DPSS (laser de diodo pulsado de estado sólido), sendo que, por exemplo, um laser de CO2 não é o mais recomendado para gravar metal, mas é altamente recomendado para gravar material orgânico, madeira e papelão. Da mesma forma que, um laser de fibra não é o mais recomendado para marcar material orgânico, mas é recomendado para marcar metal. Laser DPSS é mais recomendado para marcação em plástico, com ou sem pigmentação.

É aconselhável testar um sistema de marcação a laser com os produtos que serão marcados com antecedência à aquisição para se certificar da melhor escolha a se fazer.

 

3. Investimento

O investimento para aquisição de marcadores a laser varia conforme o fabricante, modelo, tecnologia e a aplicação. É necessário atentar-se a qualidade de produtos com valores muito abaixo da média de mercado, assim como, analisar os custos operacionais, riscos na operação e durabilidade do equipamento, pois podem influenciar no desempenho e gerar custos futuros. O laser de fibra, por exemplo, tem uma alta durabilidade com um MTBF (tempo médio entre falhas) de mais de 100.000 horas de marcação e um ótimo custo benefício.

No processo de compra, leve em consideração também a garantia, para que esteja coberto em casos de falhas e defeitos e possua um fácil e rápido acesso a um serviço de reparos.

Em geral, o investimento em um marcador a laser é recuperado em pouco tempo devido a alta eficiência de produção e custos mínimos com insumos e manutenção.

 

 

Devido a sua flexibilidade, versatilidade e confiabilidade do processo, a marcação a laser é um dos procedimentos líderes de marcação permanente na indústria, sendo a rastreabilidade uma de suas principais aplicações

A Datalogic oferece soluções de tecnologia a laser para aplicações individuais como sistemas autônomos ou como integrações em linhas de produção, e atualmente, cerca de vinte mil sistemas de marcação a laser da Datalogic estão em uso em todo o mundo.

 

Entre em contato pelo formulário para que um representante comercial da Datalogic avalie sua necessidade e oriente sobre qual seria a melhor solução para você. Form