Histórias de Sucesso

Classificadora e Fornecedora de Ovos Monitora Milhões de Ovos com Leitores PowerScan™ da Datalogic

Para acompanhar as demandas variáveis, os gebroeders Van Beek implementaram uma solução de rastreamento para rastrear milhões de ovos por semana

Visão geral

A indústria global de ovos está mudando rapidamente. Cada vez mais consumidores querem que seus alimentos sejam produzidos de maneira sustentável e, principalmente, na produção de ovos, as pessoas se preocupam com o bem-estar animal muito mais do que no passado. Além disso, hoje, o governo e os varejistas exigem transparência em toda a cadeia produtiva. Para cumprir os regulamentos, há uma tendência crescente de rastreabilidade. Hoje, os consumidores que pagam um preço premium querem ter certeza de que estão comprando ovos orgânicos. Os varejistas querem ter certeza de que podem realizar recalls eficientes e eficazes em caso de emergência, porque seu nome de marca geralmente está nas caixas de ovos. A rastreabilidade, portanto, tornou-se muito importante para a indústria de ovos. Imprimir IDs de fazendas nos ovos é uma parte da solução, mas também é necessário rastrear para onde os ovos foram enviados e, especialmente, nos centros de classificação de ovos, isso é um grande desafio. Geralmente, os centros de classificação de ovos coletam ovos de mais de 50 fazendas por semana, onde são classificados, embalados e enviados para varejistas, atacadistas ou outras indústrias de alimentos dentro de alguns dias. Esta não é uma tarefa simples; os volumes são altos e os centros de classificação estão processando milhões de ovos por semana. A Gebroeders Van Beek, em Wehl, Holanda, é uma empresa familiar independente e atua na indústria de ovos há quase um século. A empresa possui um dos maiores centros de classificação de ovos da Holanda e, naturalmente, é um dos maiores fornecedores de marcas próprias para varejistas holandeses e alemães, além de ser o proprietário de uma das marcas mais fortes do setor de varejo holandês. Para atender às necessidades dos consumidores e avançar nas operações internas, a Gebroeders Van Beek queria uma solução de rastreabilidade forte e eficiente.

O desafio

Centros de classificação de ovos, como Gebroeders Van Beek, coletam ovos de criadores de ovos. Os ovos são embalados em paletes de 10.800 ovos e a coleta é concluída pelo menos duas vezes por semana. A Gebroeders Van Beek está coletando mais de 200 lotes de ovos por semana, cada um consistindo em um ou mais paletes. Muitas vezes, esses ovos são classificados, embalados e enviados antes do final do dia seguinte. Os gebroeders Van Beek usam máquinas de classificação Moba para o processo de classificação. Os paletes com ovos são carregados de um lado da máquina e, do outro lado, até 16 faixas de embalagem entregam ovos em embalagens diferentes para tamanhos e marcas diferentes. Essas embalagens são embaladas em caixas de transporte (ou caixas) e “paletizadas”. Os paletes com ovos classificados e embalados são armazenados e depois enviados para varejistas, atacadistas ou indústria de alimentos. O desafio para os Gebroeders Van Beek é acompanhar para qual varejista os ovos estão sendo enviados e acompanhar cada palete individual que foi coletado de uma fazenda. Para escolher a melhor solução, a Gebroeders Van Beek fez parceria com a Ovotrack, uma empresa que fornece uma das soluções mais avançadas para rastreamento e rastreamento de ovos.

A solução
O Ovotrack usa um sistema avançado que foi desenvolvido em um centro holandês de classificação de ovos e, desde então, se tornou uma solução logística completa para centros de classificação em todo o mundo. A Datalogic é o único fornecedor de produtos de digitalização que completa as soluções da Ovotrack e a Vierpool BV, fornecedora de soluções da Datalogic, é o parceiro de tecnologia da Ovotrack. A nova solução de rastreamento nos centros de classificação Gebroeders Van Beek funciona recebendo primeiro os ovos rotulados pelos agricultores. Essas etiquetas são digitalizadas durante o recebimento com um leitor industrial sem fio Datalogic PowerScan ™ PM8300. Ao digitalizar os rótulos, a posição de estoque de ovos não classificados é aumentada simultaneamente. Durante a digitalização, o operador utiliza a exclusiva tecnologia Green Spot da Datalogic para garantir a leitura dos códigos. Além disso, o leitor PowerScan PM8300 tem a capacidade de ler códigos de barras danificados, sujos ou mal impressos, tornando-o perfeito para o trabalho. Antes de colocar os ovos no carregador da máquina de classificação, os rótulos das paletes são digitalizados novamente. Para esta atividade, é necessário um leitor de código de barras sem fio, porque o operador digitaliza os paletes enquanto dirige uma empilhadeira. Vierpool e Ovotrack escolheram o STAR Cordless System ™ da Datalogic, um rádio de banda estreita, para facilitar os scanners sem fio. Utilizada em conjunto com os componentes STAR-Box ™ e STARGATE ™, a cobertura 100% dos scanners PowerScan PM8300 é realizada no centro de classificação de ovos da Gebroeders Van Beek. Depois de ler o código de barras do palete, a exibição no leitor PowerScan informa ao operador o que fazer. Quando o palete é de uma fazenda diferente, o leitor PowerScan emite um sinal de aviso e, no visor, informa ao operador "Alteração de lote". Nesse caso, o operador precisa colocar um identificador de mudança de lote no palete de ovos. Esse identificador é lido mais tarde por um scanner fixo Datalogic DS2100 para acompanhar o momento exato da mudança de um farm para outro.

Os resultados
A solução Ovotrack com tecnologia de código de barras Datalogic ajudou os Gebroeders Van Beek a alcançar uma solução com rastreabilidade total de todos os seus ovos. Ao usar a solução com os leitores PowerScan PM8300, a Gebroeders Van Beek pode recuperar qualquer palete de ovos em caso de emergência, o que é essencial para a segurança do cliente. A solução também permitiu à Gebroeders Van Beek automatizar o carregamento das máquinas de classificação. Isso significa que um homem agora está carregando as máquinas de classificação em vez de seis homens no passado, um claro benefício de custo com esta solução.