Há uma relação direta entre a qualidade da gestão de estoque e a saúde financeira do negócio. É a partir do estoque que uma empresa organizada será capaz de conduzir um processo produtivo eficiente, sem perdas ou custos desnecessários.
A gestão de estoque demanda a existência de um controle adequado sobre os processos de inventário, cadastro, distribuição, performance de venda e definição de sortimento.
Gestão de Inventário: o varejista deve garantir a correspondência correta daquilo que tem fisicamente no estoque e registrado no sistema porque o abastecimento, a distribuição e a precificação dos produtos tem como base o volume de estoque disponível;
- Processo de Cadastro: quando realizado incorretamente, pode gerar avaliações errôneas sobre a existência de produtos, bem como sobre o volume disponível;
- Distribuição: a alocação indevida de volumes entre os pontos de venda de um varejista pode gerar acúmulo de estoque em algumas unidades e falta dele em outras;
- Desempenho de venda: o monitoramento adequado das vendas permite uma resposta mais ágil do varejista na correção de preços e no abastecimento, a fim de otimizar o estoque;
- Sortimento: se feito inadequadamente para o perfil de consumo do público alvo da loja, pode gerar estoque parado devido a baixa performance de vendas.
Importância de uma Gestão Eficiente de Estoque

Confira as dicas para administrar bem o seu estoque.
✓ Utilize tecnologia para automatizar algumas das tarefas mais repetitivas e burocráticas do controle de estoque, como cadastro de produtos e a verificação constante deles.
✓ Tenha um processo de recebimento para checar se o pedido foi entregue corretamente ou se falta algum item. Registre todas as entradas e saídas em um sistema informatizado.
✓ Invista em um programa de redução de perdas. As perdas de produtos no estoque são situações comuns, mas que podem e devem ser combatidas com o uso da tecnologia certa.
✓ Utilize boas práticas de separação, como soluções mãos livres para processos sem interrupções, mais seguras e produtivas.
✓ Realize inventários periódicos para confirmar se a quantidade de produtos registrada no sistema coincide com o estoque.
✓ Reabasteça o estoque de forma inteligente. Há soluções tecnológicas que diminui a ruptura de estoque evitando a falta de produtos na gôndola e, com isso, perda de vendas.
✓ Faça uma verificação de estoque por amostragem de alguns itens diariamente. Isso aumenta as chances dos problemas serem encontrados e solucionados com maior velocidade.
A automatização do gerenciamento garantirá a execução das tarefas de controle para que o estoque esteja dentro do planejado, reduzindo as chances de falhas humanas na contagem e de decisões erradas de compras ou queima de estoque.